O Keggi, foi desenvolvido para o serviço bebidas gaseificadas prontas, seu uso é doméstico, na configuração como barril, permite armazenar, por curtos períodos de tempo, vários tipo de bebida carbonatada. Por exemplo: cervejas, água com gás, kombuchas, refrigerantes etc.
1 | Conhecendo o Keggi
O Keggi, foi desenvolvido para o serviço bebidas gaseificadas prontas, seu uso é doméstico, na configuração como barril, permite armazenar, por curtos períodos de tempo, vários tipo de bebida carbonatada. Por exemplo: cervejas, água com gás, kombuchas, refrigerantes etc.
Seu material é feito de um plástico especial que aguenta tal tipo de pressão. Além disso, sua tampa possui uma tecnologia de engate rápido, na qual, por um lado entra o CO2 e, pelo outro, pode-se extrair o líquido.
Não só isso, sua tampa vem com uma válvula de segurança que alivia da pressão, depois que é ultrapassado o limite de 3 bar, permite também o alívio manual da pressão ao puxar a válvula.
Você pode adquiri-lo com capacidade para 5 ou 10 litros. Ambos vêm com uma alça que facilitam o transporte e com tubo para extração do líquido.
2 | Componentes e cuidados
Saiba mais sobre os componentes necessários para a montagem da sua chopeira, bem como os cuidados que você deve ter na utilização.
O Keggi possui uma tampa com uma tecnologia ball-lock de engate rápido, permitindo, assim, a conexão de uma linha de CO2 e/ou uma bomba manual de O2 para que se possa fazer a extração do líquido, como em uma chopeira.
Para fazer esse engate rápido, é necessário o uso de uma peça chamada Ball-Lock. Importante saber que o lado cinza, por padrão, é para a liberação do CO2, e o lado preto, para o líquido.
Há mais de um tipo de montagem para ambos os lados da tampa. Quando configurado como barril, para se transformar em chopeira, o Keggi precisa tanto da saída do líquido quanto da entrada no CO2. Veja tudo nos mínimos detalhes assistindo ao vídeo acima.
Se você optar pela forma de montagem com o mini regulador, que pode ser conectado diretamente no Ball-Lock, você poderá regular não só a quantidade de CO2 que deverá entrar como também poderá controlar a pressão externa. Ele utiliza mini cilindros de CO2.
Por outro lado, você pode optar por um cilindro maior, que são recarregáveis. Para utilizá-lo será necessário um adaptador, no entanto, ele tem a vantagem de empurrar 30 litros de cerveja. Ou seja, perfeito para suas festas!
3 | Primeira Utilização do Keggi
Recomenda-se uma lavagem completa da tampa, do tubo e da garrafa antes de sua primeira utilização. Para isso, recomenda-se: a remoção da tampa e desmonte dos seus componentes, lavar tudo com detergente neutro, com o auxílio de escovas macias ou esponjas.
Obs.: Não pode ser usado água sanitária, cloro, soda caustica, e sabão alcalino na garrafa PET.
Obs2.: Não pode ser usada água fervendo para lavar o Keggi, no maximo a 40ºC.
A saber, o modo correto de encaixe e desencaixe das peças está muito bem demonstrado no vídeo. É muito importante que você o assista para seguir corretamente o manuseio.
Aliás, é necessário que você faça a limpeza e sanitização ensinados aqui com certa frequência, pois podem ficar resíduos de bebida e, assim, acumular bactérias. Para a sanitização recomendamos a utilização de álcool 70%.
Todos os o-rings(borrachas) do Keggi devem ser lubrificadas antes do primeiro uso!
Aconselhamos o uso de óleo mineral para essa lubrificação.
Depois que seu Keggi estiver devidamente limpo, sanitizado e com os o-rings lubrificados, é importante que você siga os passo-a-passos mostrados acima para a remontagem de forma correta.
4 | Manutenção e cuidados pós-uso
O ideal é que imediatamente após o uso seja feita a limpeza completa do Keggi, mas se não for possível, nós recomendamos que assim que você acabar de usar, você enxague seu produto. Abra, molhe e tente tirar todos os resíduos possíveis. Não deixe a cerveja secar dentro da garrafa e da tampa, isso dificulta a limpeza! Afinal, como falamos antes, você não quer que proliferem bactérias e fungos.
Essa é a limpeza após o uso no seu dia a dia. O processo de limpeza e sanitização mais completo, mostrado no vídeo anterior, pode ser feito de tempos em tempos.
Por fim, recomendamos o uso de sabão neutro, o desmonte das válvulas para serem limpas também e a lubrificação das peças antes de guardar. Lembrando, claro, que o seu Keggi deve ser mantido em lugar não exposto ao sol, para que não haja deformação da garrafa. Ao guardar procure proteger o Keggi de arranhões, pensando nisso, nós desenvolvemos uma bolsa apropriada para você guardá-lo. Assim você evita que ele arranhe. Também é recomendado guardá-lo um pouco pressurizado, pois assim vincos no plástico podem ser evitados.
Atenção redobrada!
Um outro ponto para o qual nós pedimos atenção redobrada é com o fundo do Keggi. Essa é uma das partes mais sensíveis! Inclusive, se você quiser reforçá-la com fita isolante, ajuda a melhorar a proteção.
Além disso, nós também oferecemos, além da mochila, bolsas térmicas apropriadas para o seu produto. Elas ajudam não só a manter a temperatura e a integridade, como também reforçam essa segurança de que não haverá nenhum dano.
Uma atenção muito importante: NUNCA DEIXE CONGELAR! Mas se por acaso isso acontecer, nós recomendamos o descarte do Keggi, pois, a integridade da garrafa pode não ser mais a mesma.
Obs.: Cuidado ao usar o Keggi em freezers, o contato da base do Keggi com a superfície do freezer pode fazer o fundo do Keggi congelar, isso faz com que o PET fique quebradiço, evitem o contato direto do Keggi com o freezer, use sempre um anteparo entre o Keggi e o fundo do freezer.
Uma pressão além da suportada, bem como arranhões severos, também são motivos para o descarte da garrafa. Aqui é uma questão de segurança, então por favor preste atenção a esses avisos, pois se ele estourar pode haver danos. Apesar de o pet ser um material bem resistente, depois que se expande, ele não retorna. Por esses motivos o descarte nesses casos é a melhor opção.
ATENÇÂO, descarte a garrafa do Keggi e troque por uma nova se:
– Acidentalmente o Keggi foi exposto a uma pressão excessiva e o alívio abriu, (3 bar)
– O Keggi caiu no chão, cheio e pressurizado, recomendamos trocar a garrafa.
– Se por descuido o Keggi congelou, o congelamento enfraquece o material da garrafa, recomendamos a troca.
– Arrranhões severos, o plástico é muito resistente mas pode sofrer arranhões, arranhões profundos retiram material e diminuem a resistência e criam pontos de fragilidade, recomendamos trocar a garrafa.
– O peso excessivo e mau uso podem amassar o fundo da garrafa PET, essa dobra pode gerar pontos de fragilidade, recomendamos a troca da garrafa.
– CUIDADO ao colocar o Keggi em recipientes com gelo, evite impactos com as pedras de gelo, que podem estar pontiagudas e danificar o Keggi.
Mas fique tranquilo se precisar descartar, porque nós vendemos a garrafa separada.
5 | Segurança e Descarte
O Keggi é de uso doméstico. Por esse motivo, a pressão indicada é de 1 bar, não precisa mais. Apenas isso já garantirá os efeitos da chopeira que você deseja. Nunca exceder 1,5 bar de pressão! Para isso, basta observar as marcações no regulador.
Já se você quiser um serviço sem espuma, 0,5 bar já é mais que suficiente.
Com relação ao tempo de duração, nós recomendamos que não passe de 1 ano, mesmo que seu produto esteja em boas condições ainda. Ou seja, após 1 ano de uso do seu Keggi, faça a troca da garrafa, pois até lá já terão sido feitas expansões demais no pet e corre o risco de certamente ele estar fragilizado.
Após colocar a cerveja dentro da garrafa, conecte o cilindro de CO2, abra o regulador até 1 bar de pressão e trave o mesmo para expulsar o oxigênio. Depois, abra a válvula de alívio, garantindo, assim, que o oxigênio saia e o CO2 fique. Repita esse processo até chegar à pressão que você deseja. Conecte a linha de líquido e pronto! Sua cerveja já pode ser servida.
Por fim, para uma experiência completa, nós também oferecemos uma bolsa térmica própria para o seu Keggi. Na tampa há uma abertura que permite que a garrafa fique dentro da bolsa e somente as aberturas fiquem de fora, mantendo, assim, a temperatura.
Certamente, esta é a melhor escolha para você, amante de cerveja. Entre em contato conosco para sanar suas dúvidas sobre o Keggi e corra para garantir o seu!
6 | Utilização do Keggi
Com o Keggi e suas peças limpas e sanitizadas, já podemos encher com cerveja e ou o seu líquido de preferência. Desrosqueie e retire a tampa, e despeje o líquido dentro da garrafa PET, depois de cheio, respeitando a capacidade da garrafa, feche a tampa.
Primeiramente deve-se observar a forma correta de rosquear, para não danificar o plástico. Afinal, sua rosca tem três entradas para facilitar o encaixe.
Dica: Para evitar rosquear a tampa incorretamente, faça o seguinte, coloque a tampa na garrafa e gire na direção contrária, isso faz com que a rosca da tampa e da garrafa façam um barulho quando passam da entrada da rosca (seu início), depois de ouvir esse barulho, rosqueie no sentido de fechamento e feche a tampa no Keggi. Esse procedimento facilita o encaixe e evita erros ao rosquear a tampa.
Documentos para download
acesse aqui
Nesse link a cima encontra-se o relatório de ensaio com o Keggi, demonstrando a pressão máxima suportada.
acesse aqui
Nesse arquivo abaixo encontra-se informações relevantes e pertinentes para a correta utilização do Keggi.
acesse aqui
Planilha de cálculo de carbonatação forçada
Documentos para download
acesse aqui
Nesse link a cima encontra-se o relatório de ensaio com o Keggi, demonstrando a pressão máxima suportada.
acesse aqui
Nesse arquivo abaixo encontra-se informações relevantes e pertinentes para a correta utilização do Keggi.
acesse aqui
Planilha de cálculo de carbonatação forçada